Os resultados e valores obtidos na Rio+20
No decorrer dos 10 dias em que ocorreu a Rio+20, o debate socioambiental permeou aproximadamente 3.000 eventos paralelos, contando com 1 milhão de participantes. Apenas na Cúpula dos Povos passaram 300.000 pessoas. Há valores que não podem ser medidos e este é o maior ganho da Rio+20.
A Rio+20 promoveu o encontro de todos os setores, foi o momento da opinião pública internacional, da comunidade científica e dos principais líderes do planeta estabelecerem objetivos para o desenvolvimento sustentável, num debate ético, moral e político.
Índios, mulheres, veganos e diversos outros grupo realizaram protestos no Rio; estudantes, empresários, ambientalistas e simpatizantes passaram horas nas filas da exposição Humanidades, no Forte de Copacabana; 6 ganhadores do Prêmio Nobel e 500 cientistas trocaram experiências na PUC; a rede de cidades C40 trouxe as 59 maiores cidades do planeta etc. Quando se trata da Rio+20 todos os números são representativos.
O movimento criado e os estudos apresentados mostram a importância e urgência de mudança de rumo até então vigente de modelo econômico, o planeta é um só e deve ser gerido em beneficio de todos. Mesmo para o Brasil, a mudança de padrão parece complexa, uma vez que a política industrial vai na contramão da descarbonização.
Hoje 16% da população é responsável por 78% do consumo e este consumo já está 50% acima da capacidade de renovação da Terra, considerando água, ar e terra (veja mais informações sobre Pegada Ecológica).
Contra todos estes números e iniciativas, vemos que o texto da Rio+20, intitulado “O futuro que queremos” não exprime os anseios da sociedade, e isso pode ser visto no próprio discurso dado por Ban Ki-moon, secretário-geral da ONU, no final da Conferência – “se a nossa geração falhar os jovens envolvidos neste movimento podem trabalhar e obterem sucesso … mas eu não gosto desse comentário, porque hoje não temos mais tempo e espaço para falhar … nenhuma geração tem o direito de falhar”.
Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável definidos, na Conferência, não trazem parâmetros, metas e prazos consistentes para uma negociação futura e poderá levar a repetição dos impasses regulatórios. Um dos resultados aguardados para o evento seria a criação do Fundo Verde, de U$ 30 bilhões, resultado esse ao qual não se chegou porque países desenvolvidos e emergentes não aderiram.
Um documento importante, que saiu de um evento paralelo à Rio+20, foi o compromisso firmado pelas maiores cidades do mundo em reduzir 1,3 bilhão de toneladas de CO2 até 2030, esta emissão equivale as emissões totais de México e Canadá juntos, neste mesmo período.
Frente a estes fatos, muitos podem achar que a Rio+20 não trouxe resultados importantes, porém não se pode negar que os debates e a consciência socioambiental mudaram. Hoje, se governantes, empresas ou indivíduos adiam a inevitável adoção de políticas públicas ou atividades que reduzam o risco socioambiental, há outros que tomam iniciativas e fazem a diferença em favor de um mundo melhor, mais justo, responsável e inclusivo.
Fernando Beltrame - Eccaplan Consultoria em Desenvolvimento Sustentável
Fonte http://www.eccaplan.com.br/index.php?option=com_lyftenbloggie&view=entry&category=noticias&id=475%3Ainventario-emissoes-resultados-e-valores-rio20-neutralizacao&Itemid=14 Acesso em 23/08/2012
Nenhum comentário:
Postar um comentário